Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Talvez uma mudança... Tablets??

Muito bem, eu não sei se rio ou choro. Não sei se rio de felicidade, ou choro já por saber o que eu sei, ou se rio por saber o que eu sei e choro de felicidade. Primeiramente, tenho que parabenizar Mato Grosso, pode até ser um estado do interior, mas vem se destacando por boas noticias, como o projeto "MT preparatório". Projeto este que tem como objetivo ajudar estudantes que não tem condições de pagar um cursinho preparatório, usando da tecnologia e dos meios de comunicação para isto. Basicamente é uma tele aula, mas já é um começo. Pois já passou da hora de o governo enxergar que não é preciso grandes gastos e grandes complicações, quando em verdade temos tecnologia o suficiente para se gastar menos e ter ainda mais praticidade. Passou da hora de o governo se modernizar.

E como se vê, o governo está correndo atrás deste tempo perdido. Pois além de projetos como este, outros visam também fazer com que a nova geração de familiarize com novas tecnologias, como no caso do Projeto Lei do Bem, que reduziu o preço dos tablets abaixando o imposto de importação deles. E ainda há a pretensão do governo de financiar a produção desta tecnologia no Brasil, para o povo ter orgulho de usar tablets nacionais, 40% mais baratos que o importados, mesmo com a redução dos impostos. E tudo com o objetivo de melhorar o acesso a esta tecnologia? Com certeza não, é somente para o povo brasileiro servir de lixeira para o produto que não é mais vendido lá fora, ou até para que o povo não estranhe quando esta tecnologia for fundamental para o trabalho nas multinacionais, e assim para que estejamos preparados para trabalhar para empresas de fora, pois nossa mão de obra é mais barata, para isto basta comparar nosso salário mínimo com outros salários fora do país.

Não sei se choro por sempre aceitarmos as esmolas que vem de fora, ou pela incapacidade de o povo brasileiro ter uma marca nacional que produza boa tecnologia, produzimos a urna eletrônica, mas não fazemos um chip que não seja para alguma marca internacional. Até as cerveja estamos perdendo...

Não sei se choro, porque eu sei que tudo o que acontece de bom para os pobres, pessoas honestas e trabalhadoras, que pagam os impostos, ou que deixam de pagá-los porque iria faltar o que comer, sempre é por algum interesse politico, como o interesse dos políticos de obterem uma porcentagem das verbas, como o interesse das multinacionais em obter tais verbas tirando o dinheiro do país e ao mesmo tempo adestrando a nossa população aos padrões do mercado internacional e nos pagando péssimos salários.

Não sei se choro, por que não sei se aumentar a tecnologia na educação, vai fazer com que as pessoas frequentem as escolas que estão caindo aos pedaços, se tablets vão fazer com que a merenda das crianças não sejam superfaturadas, não sejam inexistentes ou ruim para a saúde. Não sei se tablets impedirão a violência na escola, se tablets diminuirá a chance do estudante de se envolver com drogas. Não creio que os tablets consigam resolver a fome de muitos, não sei se tablets conseguiram a curto e a longo prazo, fazer com que o Brasil deixe de ser um país corrupto e melhor para se viver. Muito menos sei se os tablets continuaram na mochila dos estudantes, ou se os estudantes serão os novos alvos dos assaltantes!

De uma coisa eu sei, quere que todos tenham tablets para dizerem que "nunca na historia deste país, um pobre pode ter acesso a uma tecnologia como o tablet!", e isto somente para criar a impressão que tudo está bem, quando não está!

Um comentário:

  1. Posso dizer que fiquei boquiaberto com o seu poder de síntese, a crítica presentes nas palavras e uma arma incrível que disparada de forma correta vai do cérebro ao coração. parabéns Bruno...

    ResponderExcluir