Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Geração Dom Quixote

Radio, TV, jornal, internet e tudo o mais que possa transferir dados sobre as noticias da região, do país e do mundo inteiro somados ao mundo capitalista e movido pela sede e fome de dinheiro (instintos que jogam de lado toda a ética) é a combinação perfeita e até mesmo a explicação perfeita para a geração Dom Quixote.
Não importa onde nem como, nos dias de hoje sempre há um veiculo para as noticias do dias, ou às vezes, as noticias daquela hora, e o problema desses veículos é a confiabilidade do que se é passado. A começar pela internet, que é único meio com o qual, possivelmente, atingirá os jovens, porém é a fonte de informações mais inconfiável que existe no mundo! Pois se diz nela, se define nela, e se faz nela o que se quer! E tudo isso, por vezes é tomado por verdade, mesmo que seja mentira, pois o jovem não procura a verdade.
Tal efeito que se tem com a internet sobre os jovens deve-se a ingenuidade das mentes juvenis em distinguir o verdadeiro do falso, pelo simples fato de confiar em só e somente uma fonte e, claro, em tudo o que está escrito na internet.
Não se vêem jovens procurando noticias que já viram nos sites em outras fontes de noticias, salvo a televisão.
Já TV é o mais comprado de todos os veículos (pois na internet é de graça a distorção da verdade). Para qualquer emissora é possível comprar afinidades. O que é obtido tanto por políticos, quanto por empresários, através do dinheiro. Assim não é difícil comprar aparições publicas que beneficiam a imagem, como também reportagens que degradam imagens de terceiros, além de distorções de verdade para ganho de benefícios
Logo em seguida a radio, o jornal e com toda certeza as revistas. Não muda o fato de que sempre, quando lemos qualquer noticia, ela sempre é apresentada de formas diferentes, pois foram compradas de formas diferentes, e porque vendem de formas diferentes.
E alheio a toda essa bagunça, e no meio desse “mercado de compra e venda de reportagens e vantagens em noticias” estão o jovem, o adulto e o velho brasileiro. Também não quer dizer que não há tendenciosos em outras nações. Mas no Brasil já é tão descarado, já é uma babaquice.
E nisso tudo ficam alienados e burros, e como gosto de denominar, idiotas! Pensando e formando opiniões que não corresponde aos fatos, e como na maioria dos casos, desvalorizando o próprio papel dentro da sociedade. Tendo sempre como resultado a ignorância para assuntos que designam para os “coroas” que não tem o que fazer. Mas o que apenas não sabem é que a cada noticia destorcida que recebem, destorce e influencia diretamente sobre a vida “intocável” deles, como o aumento do ingresso de uma boate, o preço da cerveja, a roupinha da moda!
A geração Dom Quixote hoje enfrenta os “gigantes problemas com os pais” quando são apenas moinhos de vento frente à realidade que os próprios pais enfrentaram no passado quando eram filhos da censura, da opressão, e resumindo, filhos da ditadura.
A geração Dom Quixote inventa aventuras baseados em seus ídolos, que precisam apenas ser belos, ou rebeldes, ou loucos; que precisam fazer apenas algo fora da realidade e que não depende dela, fazer a arte Dom Quixote. Porque a geração Dom Quixote só que estar cada vez mais longe e não admitir que um dia tenha que voltar pra realidade, e que um dia tenha que tomar o lugar dos antigos, que um dia tenha que crescer!

Um comentário:

  1. Realmente essa é a realidade dos jovens de hoje que não buscam a informação e quando buscam esbarram em notícias fabricadas ou tendenciosas.
    Porém o que me alegra é a possibilidade de alcanse do conhecimento, que hoje se mostra cada dia mais aberta. É fato que a internet está recheada de inverdades e pessoas que se utilizam dela para distorcer a realidade.
    Mas sempre busco uma intermpretação otimista para contrastar esse enxame de notícias desincontradas.
    E sempre encontro no caminho a afirmação que você se utilizou, de que somos filhos da uma geração reprimida, desestimulada pela ditadura e sem acesso a informação alguma.
    Hoje essa liberdade de informação, quando usada com sabedoria se torna uma incrível ferramenta de divulgação de tudo o que se possa imaginar. Mostrando o quão vasto pode se tornar o pensamento e o nível de conhecimento do ser humano. Belo post!

    ResponderExcluir