Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Direito vetado ao brasileiro de ser brasileiro, pelo brasileiro

Como instalar no ser brasileiro o espírito que desperta em épocas de copas? Como permanecer essa compreensão de nossa existência dentro destas terras cheias de historias, porém rica em corrupção, até mesmo de nossos heróis?
Como fazer o povo entender o que é ser e como ser brasileiro, assim como os norte-americanos entendem que são norte-americanos e se orgulham, e tem prazer em dizer a que pátria pertencem, mesmo que a pátria seja reconhecidamente a mais hipócrita e sem ética do mundo, eles respeitam a maquina, a bandeira e as terras que lhes deram e ainda ofertam uma boa vida para quem queira trabalhar! Já por aqui, em terras tropicais, como instalar tal orgulho nos brasileiros?
Não é novidade para ninguém o quanto o brasileiro é ignorante em sua vida política, até o respeito com a bandeira, o hino ou mesmo com nossas terras é ridicularizado e permanece assim no pensamento popular, lixo que o Brasil tem e vende pra pagar dividas, pois o que vem de fora é muito melhor do que tem aqui. Mas para rebaixar ainda mais a capacidade intelectual do cara-pintada, o quem vem de fora é o lixo que vendemos, só que transformado, ou apenas com uma marca estrangeira desenhada na embalagem.
Só não é aceita pela sociedade desse nosso país, tal realidade, pela falta de senso critico dos jovens brasileiros cada vez mais afastados das responsabilidades de cidadão, cada vez mais vulneráveis a manipulação e integração à massa de manobra, tornando em somente uma geração que compra, e trabalha mais só para comprar mais. Os indivíduos de situação diferente, os intelectuais tomam rumos diferentes para o progresso de sua vida em busca pelo reconhecimento, ou se tornam patriotas de uma pátria sem filhos, de uma pátria completamente abandonada, assim terminando em cair em completa desilusão; ou logo se vendendo, assim como a própria pátria, para fora, fazendo permanecer a carência de novos heróis.
É o que a nação brasileira não vê: a importância de se dar respeito ao verde, ao amarelo, ao azul e ao branco; aos valores e princípios a que nossa pátria tomou para serem formados os longos textos que descrevem e definem o que a nação brasileira é ou deveria ser. A nação brasileira não vê a importância de ser brasileiro, e o que esse orgulho poderia trazer até para os mais desfavorecidos, não apenas vantagens e igualdade perante os de mesma nacionalidade, mas também o respeito dos demais de qualquer outra nação.

Um comentário:

  1. rapaz ta muito bom ae essa sua pequena critica...acho tbm importante essa noção que os proprios brasileiros deveriam ter sob suas ações tanto patriotas quanto num âmbito internacional, continua assim com bons textos, realmente ta bom.

    ResponderExcluir