Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novo Codigo Florestal, ou Novo Codigo Desflorestal?

Enquanto você se preocupa com a morte do Osama, ou ainda comenta o casamento Real com seus amigos, o titulo do Flamengo e mais uma derrota do Vasco. O Brasil não para, muito menos os nossos representantes em Brasília.
É que o que muita gente na esta tendo noção, ou não esta dando a devida importância para a votação do Código Florestal que está sendo discutida na Câmara dos deputados. Código cujo texto foi apresentado pelo deputado Aldo Rebelo. Código esse que pode prejudicar nossa quase devastada região, a mata atlântica. Visto que ela será discutida junto com outras mudanças previstas pelo novo código. Sem contar também que, com base no principio da temporalidade, isentará de multas os agropecuários que não respeitarem a lei atual.
Venho agora agradecer o pequeno bom senso do governo por ter adiado a discussão, pequeno bom senso mesmo pelo fato de terem adiado apenas por sete dias a votação. Não entendo porque tão pouco tempo assim, nem tão pouco o caráter de urgência. Todos sabem que é muito pouco tempo para analisar o texto, mesmo com as mudanças que o governo pediu em três pontos, sendo que um dos principais é a inclusão de autorização às prefeituras e governos Estaduais possam autorizar o desmatamento.
Como um código que pretende, pelo nome que carrega, preservar as nossas florestas, que abrir margem para a corrupção das prefeituras com os agricultores que querem desmatar seus terrenos para a criação de pasto? Como pode também um código como esse pretender reduzir a proteção da mata ciliar? Já não basta vermos importantes rios serem poluídos ou desviados para irrigação de forma ilegal, agora temos que criar facilidade para isso?
Esse caráter de urgência seria mesmo para resolver os problemas do país nessa área, ou na verdade não passa de uma desculpa para que o povo não se informe mais a respeito de um Código suspeito?
Já não basta estarmos saturados de informações a respeito da devastação das nossas florestas? Sabermos da devastação de nosso símbolo de orgulho e que suas conseqüências estão matando uma das mais belas biodiversidades do planeta? E por causa ganância, da vontade do progresso, da vontade de ver desenvolvido a nossa economia e mais a cegueira de nosso desejo de ver nossa nação avançada como as outras, nós não vemos que a nossa verdadeira riqueza, nossa herança não será de nossos filhos daqui a 20 anos, neste ritmo.
Não vemos que na realidade, nossas riquezas nacionais, estão sendo vendidas para outras nações, e estas outras nações usando dessas riquezas para fabricar um objeto mais muito mais caro que seus materiais, e nós vendendo-os dizendo que com eles a vida fica bem melhor, e que assim somos como o resto do mundo!
E o que mais me deixa indignado é saber que o governo, não criando métodos eficazes para retardar estas devastações, resolve criar de forma urgente um código que poderá abrir varias brechas para quem vende nossas riquezas naturais, riquezas estas que pertencem ao povo brasileiro e seu estado. E no final quem fica rico foram os que já eram ricos e pagaram as propinas necessárias para se beneficiarem. E os reais donos, o cidadão respeitado que paga seus impostos em dia, vive em uma sociedade onde a saúde já é precária, a educação um caos e a segurança uma blasfêmia contra a própria sociedade, ainda tem que chegar em casa depois de um dia de trabalho e engoliu goela abaixo a decisão que o governo toma para destruir o resto de vida natural que existia em nosso país... Tudo por dinheiro.
Acorda meu povo, seu país está sendo exportado, quem está ganhando com isso são políticos e empresários, enquanto a você, cabe a tarefa de trabalhar para eles calado enquanto tivermos recursos sobrando... Depois quem sabe o que pode acontecer?

Dica: vê lá o que ta acontecendo com países que tiveram seus recursos naturais esgotados, veja o que aconteceu com a população que tem que agüentar as fábricas altamente poluentes de outros países para poderem sustentar miseravelmente suas crianças que já não recebem uma boa educação porque o governo é corrupto. Veja se tudo vai ficar bem no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário