Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

de Fukushima a Angra dos Reis

Trem bala do Japão já funciona em menos de um semestre, enquanto o metrô de Brasília para toda manhã. A pista que foi rachada ao meio já está concertada, enquanto importantes rodovias do país ainda parecem um queijo suíço! Agora fico imaginando, lá, com toda essa eficiência, infra-estrutura e profissionais altamente capacitados ele ainda estão passando aperto com a nuvem radioativa dos reatores de Fukushima, e aqui no Brasil como será? Teríamos a mesma eficiência japonesa em Angra?
O Brasil já não tem capacidade para resolver problemas básicos de infra-estrutura, e atender da melhor forma sua população, mal o Estado está dando conta das construções de estádios e aeroportos para a Copa com toda a corrupção política! As reconstruções das áreas urbanas afetadas pelas enchentes e deslizamentos no litoral estão, sem duvidas, com editais comprados por empreiteiras acostumadas a comprar os políticos de todas as esferas. Imaginem meus leitores, como será o Brasil, com todo o seu sistema de corrupção, se deparar com uma explosão dos reatores em Angra dos Reis.
Seria mais um motivo para empreiteiras ganharem dinheiro comprando políticos, ou pior ganhando dinheiro para financiar campanhas políticas e permanecer o sistema viciado de propinas? Será que conseguiríamos de fato reter toda a radioatividade? Ou nessa tentativa, os materiais utilizados na operação serão superfaturados, e só descobriríamos que houve desvio de verba quando toda a população estiver condenada a conviver com hospitais lotados de casos de câncer e más formações de fetos, assim piorando o caos que já é a saúde publica. Acorda Brasil, teu país te protege mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário